BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

como chegamos até aqui

Autores

  • Yzumi Fukutani Universidade Federal da Bahia
  • Sônia Sampaio Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

História da Universidade, Universidade brasileira, Política de Educação das Elites, Política de Ação Afirmativa, Lei de Cotas.

Resumo

O presente trabalho caracteriza-se como um artigo teórico, que versa sobre a universidade como lugar de inclusão para reparação da população negra brasileira. Tem como objetivo analisar a constituição e estruturação da universidade brasileira, em uma perspectiva histórica, a fim de descrever como a universidade, originalmente uma instituição de elite, torna-se jovem, feminina e negra no Brasil. Adota como referencial teórico a decolonialidade e, ao longo de sua análise descritiva, confronta o projeto de educação das elites e a política de ação afirmativa, com a finalidade de demarcar a importância do papel da universidade para a retirada da população negra brasileira da situação de vulnerabilidade social que vivencia em razão de sua cor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yzumi Fukutani, Universidade Federal da Bahia

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo de pesquisa "Observatório da Vida Estudantil".

Sônia Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular do Instituto de Artes, Humanidades e Ciências Prof. Milton Santos da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do grupo de pesquisa "Observatório da Vida Estudantil".

Publicado

2023-04-15

Como Citar

Fukutani Prêsa von Beckerath, Y., & Rocha Sampaio, S. M. (2023). BREVES LINHAS SOBRE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA: como chegamos até aqui. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 81–100. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1869