FISIORUN

JOGO DIDÁTICO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA

Autores

  • Ellen Cordeiro Cordeiro Bento da Silva UFRPE
  • Thomás Souza e Silva UFRPE
  • Giovanna Isabella de Souza Couto UFRPE

Palavras-chave:

Ferramenta lúdica;, Didática;, Estratégia Metodológica.

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho descrever o jogo didático desenvolvido, a aplicabilidade do mesmo e destacar a importância da utilização de ferramentas lúdicas auxiliares no processo de ensino-aprendizado de estudantes de graduação. O jogo idealizado e elaborado foi denominado FISIORUN, o qual foi de baixo custo e abordou a fisiologia do sistema endócrino, em caráter competitivo. O jogo foi aplicado em turmas de graduação do 3º período do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante a disciplina Fisiologia Veterinária Básica, após explanação sobre suas regras. No total 37 alunos participaram da atividade, ao final do que se solicitou que os mesmos respondessem a um questionário individual, com o propósito de avaliar o jogo, sua aceitação e contribuição para a formação dos discentes. As respostas obtidas foram submetidas à análise descritiva e os resultados indicaram êxito na aplicação do jogo, pois 70,27% dos jogadores o julgaram como “ótimo” e 91,9% o qualificaram como uma ferramenta didática pedagógica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, algumas dificuldades foram apresentadas pelos alunos na execução da atividade, o que foi associado pelos alunos com a necessidade de estudar os conteúdos abordados em sala de aula. Deste modo, pode-se concluir que a utilização de ferramentas lúdicas didáticas, como jogo FISIORUN, são benéficas para a aprendizagem e auxiliam o processo de ensino de forma dinâmica e divertida, em virtude do que devem ser utilizadas com maior frequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Como Citar

Cordeiro Bento da Silva, E. C., Souza e Silva, T., & Isabella de Souza Couto, G. (2021). FISIORUN: JOGO DIDÁTICO AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO E FIXAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE FISIOLOGIA VETERINÁRIA BÁSICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 194–209. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/505