O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Michelle Marcilio Soares Faculdade de Rolim de Moura
  • Talisson Gabriel Duarte de Oliveira Faculdade de Rolim de Moura
  • Eraldo Carlos Batista Pontifícia Universidade Católica

Palavras-chave:

Antidepressivo, Professor, Trabalho docente

Resumo

O adoecimento psíquico do professor quase sempre está associado às más condições de trabalho e às limitações a que ele é exposto. Apontados como uma das categorias profissionais mais propensas à depressão os professores têm cada vez buscam tratamento por meio dos psicofármacos. Diante do breve exposto, este artigo objetiva contextualizar o adoecimento docente e sua relação com o uso de antidepressivos, sendo uma pesquisa bibliográfica exploratória, para a qual se utilizou de fontes bibliográficas, nas bases de dados LILACS, SciELO e BIREME, publicados no período de 2009 a 2017, apontando o estresse ocupacional, a síndrome de Burnout e a depressão como as doenças mais recorrentes, relacionadas ao trabalho docente, o que populariza os antidepressivos como o psicofarma mais utilizado para o tratamento terapêutico. Diante dessa realidade, conclui-se que a categoria docente necessita de um olhar, daqueles que lidam com a educação, voltado à sua saúde, principalmente, no que se refere à saúde mental, o que justifica a importância deste estudo.

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Biografia do Autor

Michelle Marcilio Soares, Faculdade de Rolim de Moura

Graduada em Farmácia pela Faculdade de Rolim de Moura – FSP

Talisson Gabriel Duarte de Oliveira, Faculdade de Rolim de Moura

Graduado em Farmácia pela Faculdade de Rolim de Moura – FSP

Eraldo Carlos Batista, Pontifícia Universidade Católica

Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUCRS

Professor Substituto da UNIR

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Publicado

2017-04-04

Como Citar

Soares, M. M., Oliveira, T. G. D. de, & Batista, E. C. (2017). O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/25

Edição

Seção

Artigos