A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR

Autores

  • Perpétua Mariana Alves de Siquera Gonzaga Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • José Walter Rego Resende Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Virgínia de Oliveira Alves Passos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Priscilla Rodrigues Figliuolo Simões Confederação Nacional das Cooperativas Médicas

Palavras-chave:

Lúdico, Aprendizagem, Brinquedoteca, Hospitalização

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da ludicidade para a aprendizagem de crianças em regime de internação hospitalar. Para isso, foram desenvolvidas na unidade pediátrica de um hospital do município de Petrolina-PE, no período de seis meses, cinco atividades com quatro crianças com idades entre três e nove anos que se encontravam internadas. Foram realizadas observações sistemáticas e anotações do comportamento das crianças em cada procedimento. Em face disso, foi possível analisar mudanças perceptíveis de comportamento das mesmas. Evidenciou-se que as crianças que antes chegavam à brinquedoteca com sintomas de fadiga, ansiedade, retraimento e desconfiança em relação aos profissionais de saúde tiveram seus comportamentos alterados após frequentar a brinquedoteca hospitalar. Constatou-se que a influência do lúdico no processo de aprendizagem de crianças favorece o desenvolvimento de habilidades que podem facilitar a adaptação da criança à rotina hospitalar, a adesão ao tratamento e o aumento da autoestima dos pacientes.

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Biografia do Autor

Perpétua Mariana Alves de Siquera Gonzaga, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Psicologia (Univasf)

José Walter Rego Resende, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestrando em Psicologia (Univasf)

Virgínia de Oliveira Alves Passos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Prof. Dra. Colegiado de Psicologia (Univasf)

Priscilla Rodrigues Figliuolo Simões, Confederação Nacional das Cooperativas Médicas

Mestre em Avaliação em Saúde (IMIP)

Terapeuta ocupacional da UNIMED e do CAPS II

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Publicado

2016-12-06

Como Citar

Gonzaga, P. M. A. de S., Resende, J. W. R., Passos, V. de O. A., & Simões, P. R. F. (2016). A INFLUÊNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/42

Edição

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