METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NO SENAI

Autores

  • Carlos Alberto Alves Siqueira
  • Eduardo Quadros da Silva

Resumo

O presente artigo vem relatar a importância da educação profissional com a utilização da metodologia baseada no ensino e avaliação por competências na Escola Técnica SENAI de Petrolina (PE) e visa contribuir para a reflexão teórica sobre o assunto. Em seguida, a pesquisa focaliza o histórico da formação profissional no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as citações de diversas fontes, que reforçam os conceitos sobre temas que serviram de base para a elaboração desse artigo. O texto fala sobre a modernização e ampliação do SENAI para atender às necessidades de expansão da atividade industrial no Sertão. Foi destacado a metodologia de ensino e avaliação por competência, o artigo também mostra a importância da olimpíada do conhecimento que foi criada com o objetivo de trazer as tarefas da indústria para o dia a dia da educação profissional no SENAI. Finalmente o artigo apresenta as dificuldades que a Escola Técnica SENAI Petrolina enfrenta na contratação de professores qualificados para seu quadro e o que a instituição está fazendo atualmente para atingir seus objetivos educacionais

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Artigos originais, de revisão, relatos e notas científicas