Escrevendo a homossexualidade

a ficcionalização de si como estratégia de (re)velação em A Separação de dois esposos, de Qorpo Santo

Autores

  • Renata Pimentel UFRPE
  • Sherry Almeida UFRPE

Palavras-chave:

literatura brasileira, ficcionlização de si, homossexualidade, Qorpo Santo

Resumo

A literatura, enquanto arte, constitui-se espaço privilegiado para a manifestação de discursos transgressores ao discurso hegemônico de uma sociedade. Logo, ela assume importância fundamental na construção da criticidade, bem como na possibilidade de sensibilização dos indivíduos.  A partir dessas considerações, este trabalho analisa a figuração estética da homossexualidade em escritores de vários momentos da história literária brasileira e, mais detidamente, apresenta uma leitura da peça A Separação de Dois Esposos, de Qorpo Santo – dramaturgo que viveu e produziu durante o século XIX; além de ter sido um dos primeiros a propor a encenação desse tema-tabu no teatro brasileiro. A partir da discussão do conceito de ficcionalização de si, defendemos a ideia de que os discursos manifestos nas obras permitem (re)velar ao leitor a ideologia de sexualidade. Para tanto, recorre-se ao pensamento de Trevisan (2000), Costa Lima (1974), Foucault (1994), Guénoun (2003), Pimentel (2011) entre outros.

Referências

CARDOSO, Lúcio. Diário Completo. Rio de Janeiro, José Olympio, 1970.
COSTA LIMA, Luiz. “Mito e provérbio em Guimarães Rosa”, in: A Metamorfose do silêncio. Rio de Janeiro, Eldorado, 1974.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 12 ed. Rio de Janeiro, Graal, 1997.
FRAGA, Eudinyr. Qorpo Santo: Surrealismo ou Absurdo. São Paulo: Perspectiva, 1988.
GUÉNOUN, Denis. A exibição das palavras: Uma ideia (política) do teatro. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003.
PIMENTEL, Renata. Copi: transgressão e escrita transformista. Rio de Janeiro, Confraria do Vento, 2011.
QORPO-SANTO, José Joaquim de Campos Leão. A Separação de Dois Esposos. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me003007.pdf. Acesso em 28 de junho de 2016.
THOMÉ, Ricardo. Eros Proibido – as ideologias em torno da questão homoerótica na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Razão Cultural, 2009.
TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro, Record, 2000.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Artigos