Ajuricaba, um herói da Amazônia

História e mito

Autores

  • Saturnino Valladares Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Ajuricaba, Márcio Souza; A Paixão de Ajuricaba

Resumo

Neste ensaio realizo uma revisão do personagem de Ajuricaba, tanto numa perspectiva histórica como numa perspectiva mitológica. Para alcançar este propósito, tomei como objeto de estudo o texto teatral A Paixão de Ajuricaba (2005), do escritor amazonense Márcio Souza, e estabeleci um diálogo com estudos literários – como Personagens e identidades em A Paixão de Ajuricaba, de Márcio Souza, de Mariana Baldoino da Costa – e com os estudos sociológicos de Norbert Elias, Rodolfo Gambini, João de Jesus Paes Loureiro, entre outros. De uma perspectiva histórica, A Paixão de Ajuricaba trata da presença dos colonizadores portugueses no Amazonas durante o século XVIII e da trágica história dos índios amazônicos a partir da colonização.

Referências

BALDOINO DA COSTA, Mariana. Personagens e identidades em A Paixão de Ajuricaba, de Márcio Souza. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia). Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Universidade Federal do Amazonas. Manaus: 2012.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994. Tradução: Ruy Jungmann. Revisão e apresentação: Renato Janine Ribeiro.
GAMBINI, Rodolfo. Espelho índio: a formação da alma brasileira. São Paulo: Terceiro Nome, 2000.
MASCARENHAS DIAS, Edinea. A Ilusão do Fausto – Manaus 1890-1920 –. Manaus: Editora Valer, 2007.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica – uma poética do imaginário. Manaus: Editora Valer, 2015.
SOUZA, Márcio. A paixão de Ajuricaba. São Paulo: Editora Valer / Edua, 2005.
SOUZA, Márcio. Ajuricaba. O caudilho das selvas. São Paulo: Editora Callis, 2006.
WILKENS, Henrique João. Muraida. Manaus: Editora Valer, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Ensaios