O rei da vela

o “aqui e agora” do Teatro Oficina durante a ditadura brasileira

Autores

  • Mariana Figueiró Klafke

Palavras-chave:

Teatro Oficina, Teatro e Política, Ditadura

Resumo

O artigo se propõe a analisar a montagem de O rei da vela pelo Teatro Oficina em 1967, considerando este um momento fundamental tanto para o grupo em sua trajetória estética e política quanto para a cultura brasileira em um momento de reflexão sobre as responsabilidades da esquerda na conjuntura histórica de então. Mobilizando diversos textos críticos que analisam a montagem, buscamos compreender como o Oficina se apropriou do texto oswaldiano em contexto histórico diverso, o que essas escolhas mostram sobre as posições políticas do grupo e que impactos a peça trouxe para sua história. 

Referências

ANDRADE, Oswald. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003.

CORRÊA, José Celso Martinez. Depoimentos sobre o teatro brasileiro hoje. Revista aParte - Publicação do TUSP/Teatro dos Universitários de São Paulo. São Paulo - SP, n. 1, p. 19-26, mar.-abr. 1968.

CORRÊA, José Celso Martinez. O rei da vela: Manifesto do Oficina. In: ANDRADE, Oswald. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003.

COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

GOLDFEDER, Sonia. Teatro de Arena e Teatro Oficina - o político e o revolucionário. 1977. 241f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1977.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de; GONÇALVES, Marcos Augusto. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

MAGALDI, Sábato. O país desmascarado. In: ANDRADE, Oswald. O rei da vela. São Paulo: Globo, 2003.

MOSTAÇO, Eldécio. Teatro e política: Arena, Oficina e Opinião (uma interpretação da Cultura de esquerda). São Paulo: Proposta editorial, 1982.

NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950-1980). São Paulo:
Contexto, 2001.

PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política, 1964-1969: alguns esquemas. In: O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

Downloads

Publicado

2018-09-04