A elaboração estética em Olgas Raum e Licht, de Dea Loher

rumo a uma poética dramatúrgica

Autores

  • Júlia Mara Moscardini Miguel

Palavras-chave:

Teatro Contemporâneo, Teatro Pós-dramático, Dea Loher, Mosaico de estéticas

Resumo

A estética teatral contemporânea transita por diversos caminhos que geram contradições inclusive entre a crítica especializada. O alemão Hans-Thies Lehmann cunha o termo pós-dramático e faz uma sistematização desse conjunto de tendências. Em contrapartida, o francês Jean-Pierre Sarrazac propõe uma adequação de recursos vários originando um mosaico de estéticas. Rejeitando a concepção de Lehmann, a dramaturga contemporânea Dea Loher caminha de maneira convergente ao pensamento de Sarrazac ao resgatar elementos estéticos expressivos em momentos artísticos anteriores, condensando-os em uma estética arraigada à tradição do enredo, que, embora pareça fragmentário, ainda conta com um fio condutor indispensável à dramaturgia de Loher. Por meio de uma construção estética que prima por monólogos e cenas fragmentadas, além do recurso do intertexto, Loher opta por personagens fadadas ao infortúnio, voltando-se para uma prática voltada para a tragédia do cotidiano. Nas peças selecionadas neste artigo, evidenciamos poética em devir, uma dramaturgia em construção, através de protagonistas históricas que são elucidadas no aspecto privado de suas trajetórias, firmando uma escolha estética da dramaturga em universalizar uma temática diversa, proporcionando ao leitor/espectador a possibilidade de refletir acerca do mundo do qual faz parte.

Referências

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução de Fiama Paes Brandão. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BÜCHNER, George. Woyzeck – Leonce e Lena. Tradução de João Marschner. São Paulo: Ediouro, 1985.

ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo. Tradução de Barbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

HAAS, Birgit. Das Theater von Dea Loher: Brecht und (k)ein Ende. Bielefeld: Aisthesis Verlag, 2006.

HAAS, Birgit. The return of dramatic drama in Germany in 1989. In: VARNEY, D. (Org.). Theater in the Berlin Republic: German drama since reunification. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2008.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. Tradução de Rachel Imanishi. In: Sala preta (USP), São Paulo, v. 3, 2003, p. 9-19. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57114/60102>. Acesso em: 23 jun. 2016.

LOHER, Dea. Blaubart – Hoffnung der Frauen. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1998.

LOHER, Dea. Fremdes Haus. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1995.

LOHER, Dea. Magazin des Glücks. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2001.

LOHER, Dea. Manhattan Medea. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1999.

LOHER, Dea. Olgas Raum. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1994a.

LOHER, Dea. Tätowierung. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 1994b.

LOHER, Dea. Unschuld. Frankfurt am Main: Verlag der Autoren, 2003.

MIGUEL, Júlia Mara Moscardini. A dramaturgia de Dea Loher na peça Inocência: o hibridismo teatral na cena contemporânea. São Paulo: Editora UNESP. Cultura Acadêmica, 2014.

ROSENFELD, Anatol. História da literatura e do teatro alemães. São Paulo: Edusp/Perspectiva, 1993.

SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.) Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. (Cinema, teatro e modernidade, 15).

SARRAZAC, Jean-Pierre. O outro diálogo: elementos para uma poética do drama moderno e contemporâneo. Évora: Editora Licorne, 2011.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Tradução de Alexandra Moreira da Silva. Lisboa: Campo das Letras, 2002.

WERNER, Ruth. Olga Benário: a história de uma mulher corajosa. São Paulo: Alfa Omega, 1979.

WITTSTOCK, Uwe. Nach der Moderne: Essay zur deutschen Gegenwartsliteratur in zwölf Kapiteln über elf Autoren. Recklinghausen: Wallstein Verlag, 2009.

Downloads

Publicado

2019-01-20

Edição

Seção

Artigos