Cinema e Dramaturgia

a renascença de hollywood dos anos 60

Autores

  • Marcos César de Paula Soares USP

Palavras-chave:

Renascença de Hollywood, Anos 1960, Modelo dramático

Resumo

Este artigo pretende fazer uma avaliação de parte da nova safra de filmes autorais realizada por jovens cineastas estadunidenses a partir de 1967, conhecida na fortuna crítica como a “Renascença de Hollywood”. Tal avaliação leva em conta tanto os inegáveis avanços artísticos dos novos filmes quanto suas limitações a partir da constatação de que a peculiar situação da indústria cinematográfica no final dos anos 1960 leva a uma série de inovações formais que, entretanto, levaram à naturalização de modelos dramáticos de organização cênica.

Referências

BORDWELL, D. The art cinema as a mode of film practice. Film Criticism, v. 4, n.1 (Fall 1979).

CALVERT, G.; NEIMAN, C. A disrupted history: the new left and the new capitalism. New York: Random House, 1971.

ELSAESSER, T. The persistence of Hollywood. London & New York: Routledge, 2012.

JAMESON, F. Signatures of the visible. New York & London: Routledge, 1992.

JAMESON, F. Brecht and method. London & New York: Verso, 1998.

JAMESON, F. The ideologies of theory. New York & London: Verso, 2008.

KAEL, P.; GODARD, J-L.The economics of film criticism: a debate between Jean-Luc Godard and Pauline Kael. Camera Obscura 8/9/10 (1982). Bloomington, Indiana: Indiana University Press.

LEWIS, J. (Ed.). The new American cinema. Durham & London: Duke University Press, 1998.

MARCUSE, H. Counter-revolution and revolt. New York: Beacon Press, 1972.

SCHICKEL, R.; SIMONS, J. (Ed.). Film 67-68. New York: Simon & Schuster, 1968.

SILBERMAN, M. (Ed.). Bertolt Brecht on film & radio. London: Methuen, 2000.

SKLAR, R. Movie-made America: a cultural history of American movies. New York: Vintage Books, 1994.

WILLET, J. (Ed.) Brecht on theatre: the development of an aesthetic. London: Methuen Drama, 2001.

Downloads

Publicado

2019-01-20

Edição

Seção

Artigos