Os limites da imagem em The pixelated revolution

Autores

  • André Felipe Costa Silva

Palavras-chave:

Dramaturgia, Cena, Imagem, Memória, Representação

Resumo

O presente artigo analisa a dramaturgia e cena da conferência performance The pixelated revolution, de Rabih Mroué. Nesse trabalho de 2011, o artista libanês que se dedica frequentemente aos vestígios deixados pela guerra e os conflitos políticos sobre o corpo e a memória no contexto árabe, se dá conta que os sírios estão filmando suas próprias mortes através de câmeras de baixa resolução. Mroué analisa minuciosamente a estética e os modos de produção deste e de outros vídeos coletados na internet e cria um manifesto sobre os limites da imagem. Deste modo, relaciono a obra de Mroué com trabalhos cinematográficos e dialogo com autores que discutem sobre imagem, memória e trauma, como Jaques Rancière e Márcio Seligmann-Silva.

Referências

DEL ESTAL, Eduardo. Historia de la mirada. Buenos Aires: Atuel, 2010.

DOANE, Mary Ann. The emergence of cinematic time. Modernity, contingency, the archive. Cambridge/Londres: Harvard University Press, 2002.

KANTOR, Tadeusz. O Teatro da morte. São Paulo: Perspectiva, 2008.

MROUÉ, Rabih. Image(s), mon amour: Fabrications. Madri: CA2M, 2013.

POLANCO, Aurora F. Fabrications Image(s), mon amour. In: ROUÉ, Rabih. Image(s), mon amour: Fabrications. Madri: CA2M, 2013. p. 36-59.

RANCIÈRE, Jacques. A imagem intolerável. In: ______. O espectador emancipado. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2012.

SELIGMANN-SILVA, M. (Org.). História, memória, literatura – o testemunho na Era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2013.

Downloads

Publicado

2019-01-20

Edição

Seção

Artigos