Territórios da Teatralidade Dramatúrgica Imagética

um olhar experimental sobre a representação da tragédia na obra ‘Tragedia Endogonidia’ da Socìetas Raffaello Sanzio

Autores

  • Tobias Nunes

Palavras-chave:

Socìetas Raffaello Sanzio, Teatralidades performativas, Teatro de imagem, Dramaturgia visual, Tragédia

Resumo

Esse breve texto tem a intenção de propor uma discussão a respeito da representação do trágico no espetáculo ‘Tragedia endogonidia’ da Socìetas Raffaello Sanzio. Pretende também desenvolver a ideia de concepção de dramaturgias visuais como recurso estrutural da cena, a fim de também observar a estrutura dramatúrgica, o texto, o gesto e o além-texto como mecanismo de estabelecimento de uma comunicação visual e performativa no teatro a partir da análise dessa obra, formada por um conjunto de espetáculos – o ciclo da tragédia dividida em onze episódios.

Referências

AUMONT, J. A imagem. 16 ed. Campinas: Papirus, 2012 .

BAUMGÄRTEL, Stephan. O sujeito da língua sujeito à língua: reflexões sobre a dramaturgia performativa contemporânea. VIS - Revista do programa de pós-graduação em Arte, Brasília, v. 9, n. 2, 2010.

BIRKENHAUER, Theresia. O tempo do texto no teatro. Trad. Stephan Baumgärtel. Cena, Porto Alegre (UFRGS), n. 11, p. 1-15, 2012.

BIRKENHAUER, Theresia. Entre fala e linguagem. Urdimento: revista de estudos sobre teatro na América Latina, Florianópolis, v. 18, p. 181-188, 2012.

CASTELLUCCI, Claudia; CASTELLUCCI, Romeo, GUIDI, Chiara; KELLEHER, Joe; RIDOUT, Nicholas. The theatre of Socíetas Raffaello Sanzio. London: Routledge, 2007.

CASTELLUCCI, Romeo. O peregrino da matéria. Sala preta, São Paulo (ECA-USP), ano 1, n. 1, junho de 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34, 1998.

EAGLETON, Terry. Doce violência: a ideia do trágico. São Paulo: Unesp, 2013.

FISCHER-LICHTE, Erika. Jenseits der Interpretation. (Além da interpretação - Trad. Stephan Baumgärtel). In: ______. Ästhetische Erfahrung: das Semiotische und das Performative. Tübingen: Francke, 2001. p.219-231.

FREGONEIS, Gabriela Pereira. Da performance ao cinema: análise sobre as experiências em metamorfoses de Ofélia. 2012. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Teatro, Florianópolis, 2012.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Downloads

Publicado

2019-01-26

Edição

Seção

Artigos