Timochenco Wehbi e um estudo de Bertolt Brecht

Autores

  • Marta Olivia Medeiros USP - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Timochenco Wehbi, Os fuzis da Senhora Carrar, Bertolt Brecht, Sociologia do Teatro

Resumo

O ensaio apresenta o estudo sobre Bertolt Brecht feito pelo dramaturgo e diretor Timochenco Wehbi (1943-1986). A partir da montagem de Os fuzis da Senhora Carrar por estudantes da Escola de Artes Dramáticas (EAD), ele levantou, como assistente de direção, elementos básicos do método de Brecht e adequação da montagem na perspectiva do Teatro Épico para um grupo de estudantes de uma escola pública de Franco da Rocha, no estado de São Paulo, entre 1967 e 68. Observou ainda a receptividade da peça entre os alunos e a continuidade de um possível trabalho na escola com dramaturgia pela formação de um grupo de teatro. Os resultados compuseram a dissertação de mestrado apresentada para obtenção do título pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 1972.

Referências

BADER, W. Brecht no Brasil, um projeto vivo. In: ______. Brecht no Brasil – experiências e influências. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

CHIARINI, P. Bertolt Brecht. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol. 6, 1967.

ROSENFELD, A. Razões do teatro épico. In: ______. Teatro Moderno. São Paulo: Perspectiva, 1997.

WEHBI, T. O teatro de Timochenco Wehbi. São Paulo: Terceira Margem, vol. 1, 2013.

WEHBI, T. Brecht num outro tempo, num outro espaço: um estudo sociológico. 1972. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

WEHBI, T. O drama social do teatro no Brasil. 1979. 2 vol. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-02-11