Dramaturgia e reflexividade

Autores

  • Diogo Liberano Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

Dramaturgia brasileira contemporânea, Reflexividade, Filosofia, Experiência, Narrativa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca das dramaturgias brasileiras “Colônia” (2017) de Gustavo Colombini e “poderosa vida não orgânica que escapa” (2016) de Diogo Liberano. A partir de noções como “experiência” e “narrativa”, traçadas por Walter Benjamin em seu célebre ensaio “O Narrador – Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, investiga um teor filosófico presente em tais dramaturgias analisadas, comprometidas com a necessidade de – a cada época – forjar um novo tipo de narrativa capaz de dizer tal época. Sem pretensão de esgotamento da questão, o artigo especula a hipótese de que se tratam de dramaturgias filosóficas, voltadas à manutenção da pergunta e à persistência de uma determinada dúvida.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Tradução, introdução e notas Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2015.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política; ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BONDÍA, Jorge Larrosa. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”. In: Conferência proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas/ Leituras SME. Campinas: Rede Municipal de Educação de Campinas/FUMEC, 2001.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Tradução Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

PLATÃO. A república de Platão. Organização e tradução J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2014.

RANCIÉRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

Artigos