ENGENHARIA REVERSA

CULTIVANDO O INTERESSE NO ÂMBITO AUTOMOTIVO

Autores

  • Matheus de Souza Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • José Bismark de Medeiros Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Alan Christie da Silva Dantas Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Palavras-chave:

Graduação em engenharia, Veículos off-road, Projeto Baja SAE

Resumo

É notória a deficiência ainda existente na sociedade em se prezar, no âmbito da educação básica, pelo ensino das ciências exatas. Esta situação é um dos principais fatores relacionados ao não desenvolvimento tecnológico futuro, uma vez que os setores de ações sociais vinculados aos ramos da Engenharia têm um déficit expressivo em termos de recursos humanos. Com isto, faz-se necessário despertar, no âmbito escolar, o interesse no ingresso de áreas relacionadas às ciências e à tecnologia, além de explicitar para a sociedade, em geral, que a aplicação da engenharia é necessária para a evolução do meio. Assim, a Engenharia Reversa se enquadra como um ramo que atua na análise de projetos já concebidos, como forma de se detectar os problemas ocorridos e (ou) de melhoramento contínuo. Os ganhos para a região estão associados em estimular os alunos do ensino básico a atuarem em áreas de ciências exatas, com ênfase no setor automotivo, por meio de palestras ministradas por estudantes do Projeto Baajatinga Baja SAE da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco). Este tem como objetivo desenvolver um protótipo veicular off-road, utilizando-se os conhecimentos dos cursos de engenharia ofertados.

Biografia do Autor

Matheus de Souza Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Acadêmico do curso de graduação de Engenharia Mecânica da UNIVASF, Campus Juazeiro. Gerente do projeto BAAJATINGA Baja SAE. Líder do setor de Dinâmica Veicular & Desempenho e ex-líder do setor de Suspensão & Direção do projeto BAAJATINGA Baja SAE da UNIVASF.

José Bismark de Medeiros, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Engenheiro Mecânico pela UFPB, Campus João Pessoa. Doutor em Ciências Mecânicas pela COPPE – UFRJ. Professor associado do CENMEC – UNIVASF, Campus Juazeiro.

Alan Christie da Silva Dantas, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Engenheiro Mecânico e mestre em Engenharia Mecânica pela UFRN. Doutor em Engenharia de Materiais pela FAU Erlangen – Nurnberd. Pós-doutorado em Engenharia de Materiais no BAM – Berlin. Professor associado do CENMEC – UNIVASF, Campus Juazeiro.

Downloads

Publicado

2023-01-03

Edição

Seção

Artigos