INTERPRETAÇÃO E INTERVENÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SOBRADINHO - BA (BRASIL)

Autores

  • TIAGO PEREIRA DA COSTA
  • Cristiane Dacanal
  • Nacyara Campos Peixoto Agra
  • Fábio Barbosa

Resumo

A percepção e interpretação ambiental possibilitam reflexões sobre o presente, para o planejamento de um futuro almejado. O projeto de extensão "Construções rurais sustentáveis: tecnologias criativas voltadas para agricultores familiares nos territórios do Sertão do São Francisco" foi realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco junto aos alunos do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio da Escola Família Agrícola de Sobradinho, Bahia. Os objetivos foram: despertar o senso crítico entre os/as estudantes da EFAS a respeito da organização do espaço escolar, por meio de metodologias participativas, dentre as quais destacaram-se as técnicas de percepção e interpretação ambiental; e incentivar o emprego de materiais e tecnologias construtivas alternativas sustentáveis. O projeto possibilitou a realização de palestras e oficinas, com intervenções no espaço escolar. A troca de experiências entre a equipe executora e a comunidade externa retificou a importância da extensão na formação universitária, fortalecendo a tríade ensino, pesquisa e extensão na academia e na educação básica e profissional.

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Artigos