Implementação da Teoria Dialógica Freireana em Estágio Extramuro de Educação em Saúde Bucal para Alunos da Rede Pública de Ensino

Autores

  • Jefter Haad Ruiz da Silva
  • Francisco Ferreira Barcelar Junior
  • Lara Pepita de Souza Oliveira
  • Jéssica Lourdes de Aguiar Gonçalves

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de um estágio extramuro em odontologia realizado com escolares do ensino fundamental, e que teve como embasamento teórico a metodologia freiriana de ensino dialógico em prol da educação em saúde bucal dos indivíduos participantes. As atividades realizadas no estágio incluíram o teatro interativo com temáticas educativas, a realização de jogos intuitivos de participação coletiva, e rodas de conversa para fixação do conteúdo e resolução de dúvidas. Observou-se que o método freiriano implementado nas atividades de educação em saúde bucal aos escolares foi um meio efetivo de conscientização acerca dos princípios fundamentais designados por uma apropriação expressiva de conhecimento. Além disso, as atividades do estágio trouxeram benefícios a todos os acadêmicos, que aperfeiçoaram suas técnicas de adequação à informação científica, além de compartilharem reflexões acerca da profissão a partir dos ensinamentos da docente preceptora do estágio acadêmico.

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência