Horta escolar agroecológica como instrumento de educação ambiental e alimentar na Creche Municipal Dr. Washington Barros - Petrolina/PE

Autores

  • Helder Ribeiro Freitas
  • Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves-Gervásio
  • Cristiane Moraes Marinho
  • Alex Sandro Silva Fonseca
  • Anny Karoline Rocha Quirino
  • Kerly Mariana Marques dos Santos Xavier
  • Paulo Vitor Pereira do Nascimento

Palavras-chave:

Agricultura urbana, Horta escolar, Educação ambiental, Segurança alimentar

Resumo

A implantação de horta escolar agroecológica permite a reflexão da comunidade escolar sobre questões ambientais, qualidade nutricional e qualidade de vida. As hortas podem ser utilizadas como espaços de aprendizado, tornando o ambiente escolar mais agradável com a implantação de áreas verdes produtivas. A implantação e manutenção dessas áreas no ambiente escolar, entretanto, exige o enfrentamento de alguns desafios para sua consolidação. O trabalho realizado na Creche Municipal Dr. Washington Barros teve como objetivo discutir o processo de implantação, gestão produtiva e pedagógica de uma horta escolar agroecológica. Nesse sentido, foi realizado um diagnóstico junto à creche e voluntários que já mantinham uma horta com fins comerciais no terreno da escola. Após reestruturação da horta, de modo a atender as necessidades de ambas as partes, foram realizadas diversas atividades educativas com os alunos, as quais variaram em função da faixa etária das crianças envolvidas. As atividades possibilitaram o conhecimento e contato das crianças com os alimentos no seu ambiente de produção e consumo, bem como os fatores e recursos ambientais envolvidos na produção vegetal. Tais atividades contribuíram com a sensibilização das crianças quanto à alimentação saudável e despertaram nos professores o interesse no trabalho pedagógico com hortas escolares agroecológicas.

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Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Artigos