Experimentação química no ensino fundamental: possibilidades de interação entre universidade e escola

Autores

  • Lucas dos Santos Fernandes
  • Angela Fernandes Campos

Palavras-chave:

Experimento, Investigação, Água Potável

Resumo

Este estudo buscou analisar a compreensão dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental II de uma Escola Municipal sobre uma atividade experimental investigativa relacionada a temática água potável. Os alunos participaram de uma aula expositiva e realizaram um experimento sobre a análise da água potável. Os dados foram coletados a partir de observações registradas em um diário de bordo e por meio de um questionário. Os estudantes consideraram que a água que chega as suas casas é ruim, por não atenderem a um padrão organoléptico de potabilidade (cor, cheiro e sabor). Além disso, afirmaram que após as atividades vivenciadas foi possível compreender melhor a água potável. Eles responderam, como esperado, às questões vinculadas ao experimento investigativo. Percebeu-se atitudes positivas dos estudantes durante as atividades realizadas como, levantamento de dúvidas, participação, respeito pelos pares e com o professor. Os resultados sugerem maiores parcerias entre a universidade e a escola.

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Publicado

2019-10-12

Edição

Seção

Artigos