UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • Claudine Gonçalves Oliveira
  • Breno Silva da Paixão
  • Diego Leal Abreu
  • Jaqueline Alves da Silva
  • Larissa de Oliveira Sousa Juvino
  • Marcone Leite e Silva Júnior
  • Claudine Gonçalves de Oliveira

Palavras-chave:

Células. Estruturas celulares. Organelas. Material didático.

Resumo

A disciplina Biologia Celular transmite um conhecimento fundamental para compreender a organização estrutural, bem como as funções e complexidade dos seres vivos. Porém, no ensino da biologia, a abstração necessária para a formação de conceitos submicroscópicos, constitui-se em dificuldade para a concretização do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o projeto “UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR” trouxe novos modelos didáticos para auxiliar na absorção do conteúdo, tais como: maquetes de células animal e vegetal, e suas respectivas organelas, apresentações lúdicas e aulas práticas. O desenvolvimento das atividades proporcionaram bons resultados, com uma alta aprovação dos alunos participantes, dos quais alunos 93% consideraram as atividades ótimas e disseram que tais métodos melhoram muito o aprendizado do conteúdo. Contudo, o projeto conseguiu fortalecer o elo entre as escolas de senhor do Bonfim e a universidade e mostrou novas formas didáticas para estimular a aprendizagem dos alunos referente a temática em questão.

Downloads

Publicado

2019-11-09

Edição

Seção

Resumos Expandidos