“EXPOQUÍMICA” – A QUÍMICA DO COTIDIANO: UMA FEIRA DE CIÊNCIAS INOVADORA NO ENSINO MÉDIO DE PETROLINA, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
feira de ciências, metodologias ativas, aprendizagem baseada em projetos, ensino de Química, educação científicaResumo
Este relato de experiência descreve a organização e realização da feira de ciências “EXPOQUÍMICA – A Química do Cotidiano”, promovida no Ensino Médio de uma escola pública em Petrolina-PE. O evento integrou estudantes, licenciandos em Química, professores e a comunidade local, valorizando metodologias ativas e aprendizagem baseada em projetos. A feira proporcionou uma experiência prática significativa, superando desafios estruturais como a ausência de laboratório e recursos, por meio do uso de materiais acessíveis e do protagonismo discente. Destaca-se o impacto positivo no desenvolvimento de competências técnicas, comunicativas e cidadãs, além da formação docente crítica e reflexiva. A iniciativa reforça a importância de práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de Química e a promoção da cidadania científica