TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Autores

  • Daniele Cristina dos Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará
  • Francisca Genifer Andrade de Sousa Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Educação, Tutoria, EaD, Curso de Letras

Resumo

Objetivou-se analisar as percepções dos estudantes do curso de Letras Português ofertado pela Universidade Federal do Ceará em regime semipresencial sobre a atuação dos professores-tutores no processo educativo. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes desse curso, entre agosto e setembro de 2018, no polo Flávio Marcílio, Caucaia-CE, local no qual os estudantes têm aulas presenciais. As narrativas foram categorizadas por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias, que nortearam as discussões:  1. Conhecimentos sobre a tutoria presencial e a mediação pedagógica, que elucidou desconhecimento sobre o papel desse profissional, uma vez que ele se empenha mais em atividades burocráticas, do que na docência; 2. Conhecimentos sobre a tutoria à distância e sobre a mediação pedagógica, que averiguou que os alunos identificavam as atribuições desse professor; 3. Competências apresentadas pelos professores-tutores, que demonstrou haver saberes tecnológicos e sociais, mas no campo profissional faltava assistência ao aluno com feedbacks e retorno via e-mail; e 4. Desafios e possibilidades à prática docente dos professores-tutores, que destacou a necessidades desses profissionais firmar maior compromisso com a educação à distância. Conclui-se que os professores tutores da EaD são crucias nessa vertente educativa, conquanto, se faz necessário formação profissional e reformulação em suas práticas assistivas aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Cristina dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Especialista em “Educação a Distância: Fundamentos e Ferramentas” pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Supervisora Escolar da Prefeitura Municipal de Fortaleza (2006 – 2018), Licitante Pública da empresa Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS). 

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Tem experiência em Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas de juventudes, juventudes, história oral e memória. 

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

Cristina dos Santos, D. ., Fialho, L. M. F., & Andrade de Sousa, F. G. . (2020). TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 397–425. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1003