COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS RELACIONAIS

COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS E EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

  • Pimentel, Luciana UFRN
  • Dantas, Madson UFRN
  • Pimenta, Juliana UFRN
  • Santos, Diorgenes UFRN
  • Moreira, Simone UFRN

Palavras-chave:

Comunicação más notícias, Relação médico-paciente, Educação Médica

Resumo

A comunicação é uma habilidade clínica fundamental ao desenvolvimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Sabe-se, portanto, que a boa comunicação contribui para a adesão do paciente à proposta terapêutica, como também pode minimizar sofrimentos advindos da sua condição de saúde, através do apoio emocional dispensado. Assim, comunicar más notícias é uma das tarefas mais difíceis do médico, pela necessidade de responder às emoções do paciente de forma empática e continente, exigindo habilidades relacionais, que precisam ser ensinadas no processo de formação profissional. Apesar disso, os estudantes ainda têm pouca oportunidade, dentro do currículo formal, de vivenciar situações de comunicação de más notícias. Na UFRN, o projeto de extensão Dying tenta suprir essa lacuna na formação médica, propondo-se ao ensino de comunicação de más notícias, como também a refletir sobre a morte e o morrer dentro da formação médica.  O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos participantes do projeto Dying acerca da influência desse projeto no desenvolvimento de habilidades de comunicação.  A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. Participam do projeto 20 alunos da graduação de Medicina da UFRN por semestre. Aconteceram 5 encontros, com discussões teórico-práticas. Ao final do processo, 8 alunos participaram do Grupo Focal (GF), a fim de analisar o projeto, destacando as suas potencialidades e/ou fragilidades. As falas foram transcritas e analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após análise do material, emergiram três categorias: (1) motivação/interesse pelo projeto Dying, (2) momentos interessantes/relevantes do projeto e (3) autoavaliação do aprendizado. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para uma maior aproximação com a temática da morte, tema pouco explorado durante a formação médica, como também para o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos estudantes de Medicina.

 

 

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Biografia do Autor

Pimentel, Luciana, UFRN

 Mestre em Ensino na Saúde (UFRN)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Dantas, Madson, UFRN

Graduando em Medicina

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pimenta, Juliana, UFRN

Graduanda em Medicina

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Santos, Diorgenes, UFRN

Graduando em Medicina

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Moreira, Simone, UFRN

Doutora em ciências da saúde (UFRN)

Professora associada do Departamento de medicina clínica da UFRN

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

Pimentel, L., Dantas, M., Pimenta, J. ., Santos, D. ., & Moreira, S. (2020). COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS RELACIONAIS: COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS E EDUCAÇÃO MÉDICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 84–102. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1028

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde