MANUSCRITO EM RETRATAÇÃO - O artigo foi retirado a pedido do autor.

EDUCAÇÃO DE CIGANOS: TRAJETÓRIAS, EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Reginaldo Peixoto Universidade Estadual de Mato grosso do Sul
  • Marcio Edovilson Arcas Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação; Políticas educacionais; Ciganos; Metodologias ativas.

Resumo

A educação no campo da legislação e das políticas educacionais brasileiras tem sido pensada de forma democrática, igualitária e para todos. Por isso, neste texto, propomos uma discussão sobre alguns elementos históricos das trajetórias dos ciganos, seus mitos fundadores e as possíveis raízes dos processos discriminatórios que sofreram ao longo dos tempos e ainda sofrem na atualidade. Dessa forma, após uma revisão bibliográfica, historiográfica e documental, buscamos fundamentar a discussão sobre as formas como os ciganos têm sido representados nos espaços sociais brasileiros e os possíveis impactos disto nas políticas para a sua educação que, aparentemente, vêm ocasionando insucessos e evasão escolar. Por fim, como uma forma de manutenção dos grupos ciganos nos espaços escolares, propomos o uso metodologias ativas que atendam às demandas destes sujeitos como estratégias de manutenção da sua cultura, da valorização da sua história e de sua inserção nos espaços escolares, reconhecendo assim, seus direitos humanos e sociais.

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Biografia do Autor

Reginaldo Peixoto, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul

Licenciado em Letras; Arte e Educação; Pedagogia
Mestre em Educação pela UEM
Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Mackenzie
Professor da Educação Básica na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul
Professor  Adjunto da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - Campus de Paranaíba Professor do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação PPGE/UEMS Pesquisador sobre o tema formação de professores Revisor/Avaliador de periódicos da UFU  e UESC

Marcio Edovilson Arcas, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando – PGEDU/UEMS/Paranaíba-MS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Brasileira (GEPHEB). Bolsista Capes.

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Peixoto, R., & Edovilson Arcas, M. . (2020). MANUSCRITO EM RETRATAÇÃO - O artigo foi retirado a pedido do autor.: EDUCAÇÃO DE CIGANOS: TRAJETÓRIAS, EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLARIZAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 167–191. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1088