ANIMAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E O DESENVOLVIMENTO MORAL E ÉTICO INFANTIL

REFLEXÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Analigia Miranda Silva UENP/CJ
  • Fernanda Cristina dos Santos de Oliveira UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Palavras-chave:

Animação Cinematográfica, Desenvolvimento Infantil, Prática Pedagógica

Resumo

O presente artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral é o de identificar e analisar como as crianças interagem e se apropriam dos valores éticos e morais presentes nas animações cinematográficas. Os objetivos específicos consistiram em: a) identificar o papel da mídia na constituição da infância na atualidade; b) identificar e analisar a compreensão dos alunos acerca da estrutura moral e ética presente na animação A Nova Onda do Imperador (2000). O escopo teórico da pesquisa dialogou com o pensamento piagetiano e com pesquisadores que tratam sobre mídia e educação, como Moran (1995; 2007); Fontanella (2008); Duarte (2002) e Fantin (2006; 2007). Como sujeitos da pesquisa, temos 10 (dez) alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com faixa etária entre oito e nove anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que os conteúdos midiáticos podem exercer uma função socializadora entre as crianças, caracterizando-se como referências na criação de suas experiências humanas, culminando em aspectos do desenvolvimento moral e ético.  

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Biografia do Autor

Analigia Miranda Silva, UENP/CJ

Doutora em Educação Professora colaboradora na UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Fernanda Cristina dos Santos de Oliveira , UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Licenciada em Pedagogia pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

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Publicado

2020-10-03

Como Citar

Miranda Silva, A. ., & dos Santos de Oliveira , F. C. (2020). ANIMAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E O DESENVOLVIMENTO MORAL E ÉTICO INFANTIL: REFLEXÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 247–269. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1211

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias