UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES

Autores

  • Cristiele Borges dos Santos Universidade La Salle
  • Natália de Borba Pugens Universidade La Salle
  • Bernadeth Vital Avelino Filha CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE
  • Elaine Conte Universidade La Salle

Palavras-chave:

Educação. Crianças. Infâncias.

Resumo

O ensaio apresenta diálogos sobre a tríade educação, crianças e pesquisa, apoiando-se em pensadores como Walter Benjamin (1985), Charlot (2006), Faria, Demartini e Prado (2009) com interfaces de estudos recentes. Tem como objetivo buscar uma aproximação crítica sobre os estudos e pesquisas em educação e sobre educação e os relatos de crianças e sobre crianças. Trata-se de explanar algumas questões acerca de diferentes linguagens na educação que produzem redes de aprendizagens, afetos e sensibilidades narrativas no contexto educativo, potencialmente rico da Educação Infantil, com experiências, suposições filosóficas e pedagógicas sobre o trabalho de documentação pedagógica com crianças. Concluímos que se faz necessário uma discussão relacionada ao rigor dos estudos relacionados à cultura da infância e Educação Infantil produzindo outros olhares, ações e interpretações dos processos pedagógicos.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiele Borges dos Santos, Universidade La Salle

Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Novo Hamburgo. Mestranda em Educação. Graduada em Pedagogia na Universidade La Salle Canoas. Pós-Graduada em Educação Infantil. Formada no Curso Normal Magistério. Em 2017 recebeu destaque na categoria Creche no Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação. Em 2019 ficou entre as 50 finalistas do Prêmio educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da Educação básica brasileira. É membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Natália de Borba Pugens , Universidade La Salle

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle - Canoas/RS, na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Graduação em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas/RS (2017). Tem experiência prática nas áreas de Educação Infantil e Anos Iniciais. Tem interesse nas áreas de Infâncias e Tecnologias na Educação. Participante do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq. 

Bernadeth Vital Avelino Filha, CENTRO EDUCACIONAL LA SALLE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Tem experiência na área de Educação Básica como professora e Pedagoga. Atuou como Psicopedagoga Clínica no Espaço Clínico Crescer, Letras e Artes e Espaço Beka (2016-2018). Atuou na Educação para o trânsito como Instrutora de Legislação em Centros de Formação de Condutores na Cidade de Manaus. (2007-2010). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Fametro (2014). Especialista em Neuropsicopedagogia e Novas Aprendizagens pela Faculdade Martha Falcão(2017). Concluindo a especialização em Informática Aplicada à Educação pela Universidade do Estado do Amazonas. Atualmente cursa Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas desde 2016.

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Borges dos Santos, C., de Borba Pugens , N. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ., Vital Avelino Filha, B., & Conte, E. . (2020). UM DIÁLOGO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO, CRIANÇAS E PESQUISAS RECENTES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 374–400. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1238

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias