AS TDIC E A LEITURA LITERÁRIA:

UMA PROPOSTA DE USO DO APLICATIVO ED PUZZLE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • José Lázaro Inácio de Melo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Francisco Reginaldo Linhares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Letícia Bezerra França Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Maria da Conceição Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Tecnologias, ED puzzle, Literatura, Educação Infantil

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pode contribuir para o aprimoramento e a melhoria do ensino, sobretudo no que diz respeito às diversas atividades que os professores podem utilizar em suas aulas remotas nesse contexto de pandemia em decorrência do coronavírus, proporcionando mecanismos para que práticas dinâmicas e interativas permeiem o desenvolvimento das crianças. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica através do uso do aplicativo ED puzzle na Educação Infantil, a partir da exploração do conto Menina bonita do laço de fita, contribuindo para a diversificação e a potencialização das ações pedagógicas ao unir tecnologias e leitura literária. A metodologia utilizada compreende um estudo bibliográfico, de cunho qualitativo, por meio do qual foi possível desenvolver uma proposta de atividade que poderá ser trabalhada através do uso de recursos tecnológicos. Ao final desse trabalho, considera-se que aliar atividades envolvendo a leitura, em especial a literária, através do uso de aplicativos, se constitui uma estratégia pedagógica, que contribui para a aprendizagem discente, permitindo maior interação entre crianças e família, constituindo-se ainda um espaço potencializador para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da imaginação, da criatividade e da percepção do lugar que se ocupa no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Lázaro Inácio de Melo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE - CAMEAM/UERN. Especialista em Gestão Pública - IFRN (2018), Especialista em Mídias na Educação - UERN (2013), Graduado em Pedagogia - CAMEAM/UERN (2007), Graduando em Administração Pública - UFRN. Experiência como Conselheiro Tutelar (2008-2009) e Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA (2010-2016), docente no Ensino Fundamental - SMECD/Riacho da Cruz/RN (2009 aos dias atuais) e Especialista Suporte Pedagógico - SEEC/RN (2015 aos dias atuais), possui larga experiência na Gestão de Sistemas e Programas do Campo Educativo, tendo atuado como Coordenador Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013-2016) e como Técnico da Secretaria Municipal de Educação de Riacho da Cruz/RN (2011-2016).

Francisco Reginaldo Linhares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE - CAPF/UERN, (2020). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo em Ensino - Aprendizagem (GEPPE). Especialista em Supervisão e Orientação Educacional (2011), pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Graduado em História (2010) pela Universidade Regional do Cariri (URCA), e graduado em Pedagogia (2012), pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente é Professor efetivo da Educação Infantil, da rede Municipal de ensino em Pilões-RN, atuando na Pré-Escola Magna Rodrigues Bezerra. Atua como professor de História nos ensinos Médio e Fundamental, tendo ministrado aulas nos cursos de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA-CE) em (2012). Instituto Belchior, Patos -PB (2015), e Instituto Clara Vitória, Natal-RN (2018).

Letícia Bezerra França, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Pedagogia (2018) pelo CAMEAM/UERN. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (UERN). Especialista em Políticas e Práticas da Educação Escolas (CAPF/UERN). Voluntária do Projeto o Contágio pela Leitura em Água Nova. Voluntária do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) durante a 8ª e 9ª edições. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia- CAMEAM-UERN, (2016-2018). Membra pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas em planejamento do processo ensino-aprendizagem (GEPPE), atuando na linha de pesquisa de Didática, teorias e práticas do ensino e aprendizagem. Tece trabalhos na área da Educação, dedicando-se principalmente a discutir sobre: Avaliação da aprendizagem, alfabetização e registros da aprendizagem discente.

Maria da Conceição Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Pedagogia pela UERN (2000), com especialização em Formação de Professor pela UERN (2003), mestrado em Educação pela UFRN (2005) e doutorado em Educação pela USP (2015). Atualmente é Profa. Adjunto IV do Curso de Pedagogia, do Departamento de Educação/CAPF - Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. É Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino, do Programa de Pós-graduação em Ensino - PPGE, da UERN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; aprendizagem, (in)disciplina e alfabetização. 

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Melo, J. L. I. de, Linhares, F. R., França, L. B., & Costa, M. da C. (2020). AS TDIC E A LEITURA LITERÁRIA: : UMA PROPOSTA DE USO DO APLICATIVO ED PUZZLE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 401–423. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1246

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias