ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

A PARTILHA DO SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Miriam Universidade La Salle
  • Janine Abreu de Oliveira Universidade La Salle, Canoas/RS
  • Conte Universidade La Salle, Canoas/RS

Palavras-chave:

Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Tendências

Resumo

O estudo aborda a alfabetização e o letramento na Educação Infantil na perspectiva da partilha do sensível com o outro, nesse momento de ressonâncias institucionais, sociais, econômicas e culturais, especialmente com os novos contornos da pré-escola. Procurando responder a problemática: Até que ponto, há uma idade certa para alfabetizar? Quais os (des)caminhos encontrados na pré-escola quando valorizamos o desenvolvimento humano por meio de uma sensibilização à alfabetização e ao letramento?, o texto é resultante de uma revisão de literatura sobre os conceitos de alfabetização e letramento no campo da educação, considerando as diretrizes legais e os pensadores que reinterpretam o assunto na atualidade, aliado a uma pesquisa formação que tem como objetivo recontextualizar e agregar novas aprendizagens às experiências de formação e atuação, por meio da técnica de grupo focal, realizado com professoras da Educação Infantil, pertencentes a escolas públicas e privadas do município de Canoas/RS. Os resultados apontam para situações emergentes e polêmicas como a falta de entendimento por parte das professoras sobre os processos de alfabetização e letramento em articulação com as práticas de ensino em contextos escolares, o que implica na adoção de métodos de alfabetização, no plural, não apenas um método controlador de letras em sons, sem sentido para o reconhecimento social.

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Biografia do Autor

Janine Abreu de Oliveira, Universidade La Salle, Canoas/RS

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Conte, Universidade La Salle, Canoas/RS

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

Miriam, Abreu de Oliveira, J. ., & Conte, E. (2020). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A PARTILHA DO SENSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 424–452. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1247

Edição

Seção

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias