O ENSINO DAS OPERAÇÕES ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO POR MEIO DO SOFTWARE SCRATH
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO REALIZADA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Ensino e Aprendizagem, Operações, SoftwareResumo
Na sociedade contemporânea em que vivemos, passamos por constante transformações, onde almejar uma educação tecnológica desde a infância, que esteja presente na vida cotidiana e que possa contribuir com o processo de ensino e aprendizagem é fundamental nos dias atuais. Nesse sentido o presente trabalho irá mostrar as atividades desenvolvidas na fase de observação e no Projeto de Intervenção, realizado na disciplina Prática de Ensino de Matemática I, por alunos do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com alunos do 6º ano da E.E.F Tia Erica Strasser, localizado no município de Moju – Pará. Com isso, o referido texto tem por objetivo relatar as vivências durante as fases de observações e de aplicação do Projeto de Intervenção, este foi pautado na exposição de jogos matemáticos realizado em trabalhos de grupo, onde apresentamos o software Scratch, que contribuiu de forma satisfatória para os conhecimentos dos alunos referentes as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, já que no período de observação notamos as dificuldades que os estudantes apresentaram no que tange essas operações. Por fim, observamos no desenvolvimento dos estudantes ao manusearem e nas falas que o software se mostrou bastante, dinâmico, motivador e facilitador, no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

