DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL

Autores

  • Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Aline Martins da Silva Ferreira Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
  • Clarisse Moreira Theberge de Araujo Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
  • Rebeka Quidute Balbino Silva Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Palavras-chave:

Alimentação, Carência Alimentar, Dificuldades de aprendizagem, Escolas públicas brasileiras, Psicopedagogia

Resumo

No artigo é identificada a atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela carência alimentar nos alunos de escolas públicas. Para tal, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica. O critério de escolha consistiu na leitura de resumos de artigos com as palavras-chave: alimentação, carência alimentar, dificuldades de aprendizagem, escolas públicas e Psicopedagogia. Em seguida, os trabalhos selecionados foram lidos na íntegra, totalizando 17 artigos. As pesquisas apontam a carência alimentar como fator determinante para a dificuldade de aprendizagem de alunos da escola pública, porém não abordam uma resolução dentro da perspectiva psicopedagógica. Constatou-se que há um número reduzido de pesquisas no campo da Psicopedagogia no tocante aos problemas de aprendizagem relacionados à má alimentação dos alunos das escolas públicas. Apesar da ausência de material bibliográfico sobre este assunto, o mesmo se mostrou relevante por tratar de questões voltadas ao social, visto que o ponto inicial para elaboração da pesquisa foi a problemática dos alunos das escolas públicas brasileiras no tocante ao acesso à merenda durante o período de isolamento social causado pela pandemia do covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação

Universidade Federal de Pernambuco

Aline Martins da Silva Ferreira, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Especialista em Psicopedagogia Institucional

Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Clarisse Moreira Theberge de Araujo, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Bióloga

Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Rebeka Quidute Balbino Silva, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Especialista em Educação Especial

Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Downloads

Publicado

2022-01-14

Como Citar

Fernandes da Silva Santos, T. R., Martins da Silva Ferreira, A. ., Moreira Theberge de Araujo, C., & Quidute Balbino Silva, R. (2022). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26), 217–244. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1277