CULTURA AFRICANA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: COMBATENDO O RACISMO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Carla Gleice da Silva Mota UNEB
  • Daniela Batista Santos Universidade Estadual da Bahia
  • Vitor da Silva Santos Universidade Estadual da Bahia

Palavras-chave:

Pibid, Geometria sona, Jogos Africanos, Jogos matemáticos.

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto que oportuniza aos licenciandos vivenciarem o cotidiano escolar, integrando teoria e prática. Nessa senda, atuamos no PIBID de uma Universidade do Estado da Bahia e desenvolvemos diversas práticas que buscaram trabalhar o ensino de Matemática numa perspectiva lúdica, contextualizada, dinâmica e crítica. Assim, objetivamos analisar as contribuições do jogo Ntxuva e da Geometria Sona para aprendizagem de conceitos matemáticos, bem como refletir sobre o racismo e a importância do respeito à Cultura Africana. Para isso, desenvolvemos duas oficinas no projeto em comemoração ao “Dia da Consciência Negra” em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, de uma Escola do Interior da Bahia, nas quais  abordamos adição, simetria axial, raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias o significado do dia vinte de novembro, bem como refletimos sobre o racismo e a importância do respeito ao próximo independente da cor da pele, cultura, origem social e qualquer tipo de discriminação. Essas atividades foram muito exitosas e demonstraram potencialidades pedagógicas para aprendizagem de conceitos matemáticos, compreensão histórica sobre cultura Africana e, principalmente, a discussão sobre o valor histórico e cultural do “Dia da Consciência Negra”, sobretudo a necessidade se não se ter práticas comemorativas pontuais, mas que o combate à discriminação e ao racismo deve ser diário. Houve empenho e dedicação dos alunos, no desenvolvimento das atividades, ficando empolgados do recurso, bem como a utilização dos mesmos oportunizando um trabalho coletivo de apoio mutuo e socialização de conhecimento entre os educandos. Salientamos ainda, a importância de projetos como o PIBID para a formação dos licenciando e para a Educação Básica, pois permite a integração da Universidade e a escola, desenvolvendo práticas educativas promissoras e frutíferas, principalmente em projetos como  o aqui relatado.

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Publicado

2020-12-24

Como Citar

da Silva Mota, C. G., Santos, D. B. S., & da Silva Santos, V. (2020). CULTURA AFRICANA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: COMBATENDO O RACISMO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 390–413. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1373

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - II