SEMEANDO IDEIAS EMPREENDEDORAS NO POLÍGONO DA SECA

UM ESTUDO SOBRE AS REPERCUSSÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Mirelton Souza Santos UniAGES
  • Silvana Neumann Martins

Palavras-chave:

Ensino, Metodologias ativas, Ensino e Empreendedorismo, Enfermagem Empreendedora

Resumo

O estudo trata sobre os efeitos de um ensino norteado por metodologias ativas na educação superior no fomento de competências empreendedoras em egressos do curso de Enfermagem, minimizando os efeitos de um cenário marcado pelo desemprego dos egressos. A problemática de empregabilidade entre egressos do curso de Enfermagem é uma situação que assola as cidades interioranas, a exemplo da região semiárida da Bahia, onde o desenvolvimento do setor de saúde é limitado, o que é reflexo da escassez de recursos de um território castigado pela seca. Frente a essa situação, a pesquisa propõe uma interface entre metodologias ativas, empreendedorismo e enfermagem, buscando investigar as relações existentes entre essas proposições. A investigação desvenda o potencial do ensino na empregabilidade, principalmente em situações de crise de emprego. O estudo traz concepções teóricas voltadas a tais temáticas, pondera fontes científicas em observância ao ensino com metodologias ativas no curso de Enfermagem, reúne estudos que confrontam as metodologias ativas e o empreendedorismo, e analisa as relações do empreendedorismo na Enfermagem. O caminho metodológico utilizado para atender os anseios desta pesquisa aproxima-se da abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso aplicado aos egressos de Enfermagem que empreenderam na sua profissão. No tratamento dos dados obtidos, foram elencados os fundamentos de Bardin (2009) acerca da análise de conteúdo, organizando as informações coletadas conforme os desígnios da investigação. Por meio do estudo, constatou-se que as metodologias ativas foram impactantes para a ação empreendedora dos egressos. O estudo também permitiu refletir acerca da relevância do empreendedorismo como uma possível solução para a escassez de empregos na região.

 

Palavras-chave: Ensino. Metodologias Ativas. Empreendedorismo. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Neumann Martins

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena - Habilitação em Português e Literaturas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Alto Taquari (1987), Especialização e Ensino de Literatura (2001) e Especialização em Gestão Universitária (2007), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Doutorado em Educação, também pela PUC-RS (2010). Atualmente é docente permanente na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES e, além disso, professora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas , do Mestrado em Ensino e do Doutorado em Ensino, da mesma IES. Tem experiência docente, com ênfase em Metodologias Ativas de ensino e de aprendizagem, Empreendedorismo, Metodologia do Ensino Superior, Produção Textual e Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação empreendedora, empreendedorismo, metodologias ativas, leitura e produção textual e gestão no ensino.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Souza Santos, M., & Neumann Martins, S. . (2021). SEMEANDO IDEIAS EMPREENDEDORAS NO POLÍGONO DA SECA: UM ESTUDO SOBRE AS REPERCUSSÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO CURSO DE ENFERMAGEM . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26), 119–149. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1379

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)