UMA AVALIAÇÃO DE CÁLCULO COMO POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Marília Zabel Instituto Federal Catarinense
  • Eduardo Rafael Zimdars

Palavras-chave:

Licenciatura em Matemática, Conhecimentos docentes, Cálculo Diferencial e Integral, Avaliação

Resumo

Tradicionalmente, a avaliação serve para conferência de saberes e comprovação da capacidade de memorização de conteúdos. Na contramão dessa lógica, entendemos-a como uma possibilidade para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática, a medida que se busca a promoção de estratégias que permitem a mobilização dos conhecimentos docentes - do conteúdo, pedagógico, do currículo. Com base nisso, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise das percepções de licenciandos em Matemática acerca de um processo avaliativo não tradicional em aulas de Cálculo Diferencial e Integral, além de identificar indícios de como tal prática pode contribuir para seus percursos formativos. Essa avaliação foi desenvolvida numa disciplina do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de Santa Catarina. Para produção dos dados utilizamos um questionário, respondido pelos estudantes da disciplina, explorado a partir de um viés qualitativo, com base na análise de conteúdo. Como resultados, percebemos que a avaliação se mostrou como potencial para superação de aspectos afetivos de medo e de insegurança relacionados a práticas avaliativas tradicionais, bem como potencial para mobilização de conhecimentos docentes e a retomada de conhecimentos prévios.

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Publicado

2021-04-03

Como Citar

Zabel, M., & Rafael Zimdars, E. (2021). UMA AVALIAÇÃO DE CÁLCULO COMO POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1409

Edição

Seção

Dossiê Metodologias de ensino para e de professores que ensinam matemática