DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE LÍQUIDA

Autores

  • Marcelo Manoel de Sousa Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Sociedade líquida, Pedagogia da Diferença, Formação de professores

Resumo

Desafios da Educação Escolar na sociedade líquida é o tema deste artigo. Seu objetivo é analisar os pressupostos básicos exigidos para uma Educação que atenda às demandas dos novos tempos e espaços escolares colocados pela modernidade líquida. Tem como fundamentação teórica, entre outras, as pesquisas de Bauman (2015; 2011a; 2011b; 1999a; 1999b) que tratam do papel da Educação na modernidade líquida e os princípios basilares da sociedade atual; Hall (2019; 2016; 2014; 2013a; 2013b) ao analisar os problemas postos pela representação da identidade cultural, na sociedade contemporânea; Veiga-Neto (2013; 2012; 2010; 2007) que discute a função da escola e sua articulação com a cultura e a inserção dos novos indivíduos que chegam ao espaço/tempo do mundo que também é novo para quem chega; Silva (2020a; 2020b; 2014) que examina as relações atreladas entre a identidade e diferenças envolvidas em polarizações de diferenciação e poder e suas implicações para a Educação Escolar da sociedade hodierna. A pesquisa é de tipo exploratória com abordagem qualitativa. Os resultados mostram que as características da Educação da sociedade líquida divergem do formato de ensino de uma pedagogia predominante até o final do século XIX. Isso não quer dizer que não convivam diferentes pedagogias, mas que a mais próxima de lograr êxito no contexto atual é a designada Pedagogia da Diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Manoel de Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutorado em andamento em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (FEEVALE/RS). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG). Especialista em psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/MG). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Mauá (FAMA/SP). Experiência na área de Educação. Atualmente Pedagogo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Manoel de Sousa, M. (2022). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA SOCIEDADE LÍQUIDA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1412

Edição

Seção

Artigos