POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E PANDEMIA

REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE MENTAL A PARTIR DE DEPOIMENTOS DE DOCENTES

Autores

  • Maria Clara Dantas Vieira Universidade Estadual da Paraíba
  • Leonardo Farias de Arruda Universidade Estadual da Paraíba
  • Cristina Miyuki Hashizume Universidade Metodista de São Paulo

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Pandemia, Saúde Mental, Docentes

Resumo

No cenário da pandemia, as Políticas Públicas devem subsidiar ações docentes para garantir o trabalho digno a docentes, segundo a legislação brasileira. O objetivo do estudo é elencar políticas públicas que normatizam o trabalho docente e o acesso universal à educação, descrever o trabalho e os desafios da docência em tempos de pandemia e realizar uma análise preliminar de entrevistas a partir da teoria do Desgaste Mental no Trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo e exploratório, realizado através de roteiro semiestruturado. Participaram da entrevista cinco educadores de redes públicas de ensino do nordeste. A análise do corpus empírico usou a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Os resultados revelaram que há contrastes na implementação de políticas públicas em cada região abordada, além da sensação de desconforto dos docentes em relação a suas condições de trabalho, devido ao desgaste mental na condição de precariedade laboral. São citados carga excessiva de trabalho, sentimento de medo e insegurança e as novas práticas educacionais associadas às TIC's e os novos desafios frente ao trabalho. Nesse sentido, as políticas públicas efetivas têm atuado de forma insuficiente em relação à saúde e condições de trabalho docente no início da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora (2010) e Mestre (2003, bolsista FAPESP) em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Dantas Vieira, M. C., Arruda, L. F. de ., & Hashizume, C. M. (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE A SAÚDE MENTAL A PARTIR DE DEPOIMENTOS DE DOCENTES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(25), 340–362. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1430

Edição

Seção

Dossiê Temático – Educação e Saúde: conversando com saberes interdisciplinares