LIVES E WEBCONFERÊNCIAS

POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Elisa Fonseca Sena e Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Erenilda Severina da Conceição Albuquerque Secretaria Municipal de Educação de Maceió; Secretaria de Educação de Alagoas
  • Viviane de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Daniela Aprigio do Nascimento Universidade Federal de Alagoas
  • Sarah Rafaely dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, webconferências, matemática no cotidiano, metodologias de ensino, desenvolvimento profissional

Resumo

Neste texto fazemos um relato de experiência da ação de formação continuada de professores de matemática, promovida pela versão on-line do projeto de extensão “Sem mais nem menos”, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação aconteceu por meio de webconferências em que os professores participantes discutiram temas e atividades de lives promovidas no Instagram do projeto. As lives eram voltadas para estudantes de ensino básico e, utilizando diferentes metodologias de ensino, abordaram a matemática no cotidiano por meio de atividades lúdicas. Nas webconferências, das quais participaram professores de diferentes estados do país, os docentes também relataram suas experiências ao acompanharem seus estudantes nas atividades. Com o objetivo de entender se a participação na formação contribuiu para o desenvolvimento profissional docente, impulsionando-os a utilizar diferentes metodologias de ensino para abordar a matemática no cotidiano, pediu-se que os docentes respondessem questionários, nos quais se percebeu que a motivação dos professores em participar dessa formação vem do desejo de aprender novas formas de ensino e contribuir para a aprendizagem de seus estudantes. A reflexão coletiva promovida pela participação nas webconferências proporcionou, segundo relato dos professores, uma melhor percepção da matemática no cotidiano e das diferentes formas de ensiná-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Fonseca Sena e Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação Universidade Federal de Alagoas

Erenilda Severina da Conceição Albuquerque, Secretaria Municipal de Educação de Maceió; Secretaria de Educação de Alagoas

Mestre em Matemática

 

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação Matemática

 

Daniela Aprigio do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Licencianda em Matemática

Sarah Rafaely dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Licencianda em Matemática

 

Downloads

Publicado

2021-11-14

Como Citar

Fonseca Sena e Silva, E., da Conceição Albuquerque, E. S., de Oliveira Santos, V., Aprigio do Nascimento, D., & dos Santos, S. R. (2021). LIVES E WEBCONFERÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26), 296–320. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1477

Edição

Seção

Relatos de Experiências