O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA

UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO

Autores

  • Adriana Nogueira de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Brasiliana Diniz da Silva Cruz Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Carolina Costa Pereira
  • Ivoneide Pinheiro de Lima

Palavras-chave:

Ensino de Matemática., Formação do Pedagogo., Prática de Ensino

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentos
matemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relação
com a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio de
uma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,
aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam na
educação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobre
processo de formação do pedagogo e a construção das práticas
exercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios para
lecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As
narrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial das
professoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino de
matemática, como também, contribuiu para adoção de práticas de
ensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Nogueira de Oliveira, A., Diniz da Silva Cruz, B. ., Costa Pereira, A. C. ., & Pinheiro de Lima, I. (2021). O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 607–628. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491