MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

(RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS

Autores

  • Maria Alice Garcia de Mattos PPGEB UERJ / GPMC / SME-RJ / SME-PMDC
  • Profª Drª PPGEB - CAp UERJ / GPMC
  • Profª SME-RJ
  • Prof.ª SEMED/Nilópolis/RJ
  • Prof. SME-RJ

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Anos Iniciais, Educação Básica, Estudantes, Professora/or

Resumo

Este artigo se desenvolve a partir de discussões travadas em um programa de pós-graduação, e apresenta experiências desenvolvidas no ensino de Matemática pelas/o pesquisadoras/o em atuação na Educação Básica. Tece uma costura entre a análise bibliográfica dos textos discutidos na disciplina e os relatos de experiências das/o autoras/or. Trata de particularidades que abarcam o ensino da Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica, incluindo a docência multidisciplinar que se firma nesta etapa; do protagonismo da/o estudante no processo de ensino-aprendizagem; e de como (re)configurações curriculares e modulares na docência podem ser eficientes para o desenvolvimento da/o estudante. Tem por objetivo refletir sobre como minorar a influência de aspectos externos, que fogem à alçada da docência, no ensino da Matemática, direcionando o foco da/o professora/or para a/o estudante, suas demandas, realidades, seus saberes prévios e expectativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice Garcia de Mattos, PPGEB UERJ / GPMC / SME-RJ / SME-PMDC

Professora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e de Duque de Caxias. Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais, mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), orientanda da Profª Drª Mônica Regina Ferreira Lins e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas – GPMC (Grupo interinstitucional). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4497726945448614.

Profª Drª, PPGEB - CAp UERJ / GPMC

Mônica Regina Ferreira Lins, Professora do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) e do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas – GPMC (grupo interinstitucional), Mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6823740197871001.

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Garcia de Mattos, M. A., Lins Ferreira, M. R., Lemos Nogueira Leal, R. ., Meirelles Francisco, A. P. ., & Fernandes do Rego, L. . (2021). MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: (RE)CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS, ENCAMINHAMENTOS POSSÍVEIS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 728–754. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1499