CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA

GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Eliete Santin Staub Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Escola inclusiva, Direitos da pessoa com deficiência

Resumo

Vivencia-se, na atualidade, um conjunto de mudanças paradigmáticas tais como a inclusão de estudantes com deficiência na escola regular, assim como avanços tecnológicos cada vez mais presentes nas dinâmicas educacionais. Nesta direção, o objetivo deste ensaio teórico é apresentar conceitos a partir de documentos legais internacionais, dos quais o Brasil é signatário e/ou embasa os seus documentos e legislações acerca da necessidade de construção de uma escola inclusiva e das garantias de direitos às pessoas com deficiência. Foi constituído numa abordagem qualitativa, produzido, principalmente, por meio de análise documental envolvendo documentos como os de Brasil (1988; 1990; 1996; 2008; 2011), ONU (1948), UNICEF (1990), UNESCO (1994) entre outros. Conclui-se, destacando a necessidade de que as instituições de ensino tenham a educação inclusiva como princípio do seu Projeto Político Pedagógico (PPP), além de dispor de variadas metodologias para ensinar os conteúdos, contribuir para a construção de uma rede de apoio para o atendimento dos estudantes com deficiência e auxiliar no desenvolvimento de recursos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação  - UFRGS

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Santin Staub, E. ., & Pasqualli, R. (2022). CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA: GARANTIA DE DIREITOS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 240–253. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1529