ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS

UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Vanessa Campos de Lara Jakimiu Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus União da Vitória

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Matemática, Conhecimento Pedagógico, Infância, Profissionalidade docente.

Resumo

O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Campos de Lara Jakimiu, V. (2021). ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS: UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533

Edição

Seção

Dossiê Metodologias de ensino para e de professores que ensinam matemática