METODOLOGIAS ATIVAS

reflexões a partir de um curso de extensão

Autores

  • Karina Regalio Campagnoli Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Eduardo Bauml Campagnoli Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maiza Taques Margraf Althaus Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Viviane Aparecida Bagio Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Formação de professores, Extensão

Resumo

Neste trabalho, a partir do desenvolvimento de um curso extensionista remoto sobre metodologias ativas, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa, objetiva-se socializar as experiências vivenciadas com os participantes. A iniciativa em tela integra um projeto de pesquisa do Programa DES: Docência na Educação Superior, que tem como propósito a promoção da formação e desenvolvimento pedagógico continuado dos professores da UEPG. A metodologia adotada, com base nos dados quanti e qualitativos de avaliação do curso preconiza a abordagem exploratória. Os resultados apontam que o curso, desenvolvido ao longo do período pandêmico de 2020, destacam a grande procura pelo tema, mas com as dificuldades de tempo, acesso e atividades, o baixo percentual de concluintes. Para além disso, em linhas gerais, os participantes destacam a importância da oferta de cursos com essa temática, evidenciando a difusão das metodologias ativas, especialmente com a urgência do ensino remoto e a mediação das tecnologias. A adoção dessas estratégias metodológicas contribui significativamente para o desenvolvimento e formação profissional na contemporaneidade, os quais, necessariamente carecem de inovação, originalidade e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Regalio Campagnoli, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora Colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Eduardo Bauml Campagnoli, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Estomatopatologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Maiza Taques Margraf Althaus, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR). Professora Adjunta do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora Colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Publicado

2023-05-07

Como Citar

Campagnoli, K. R., Campagnoli, E. B., Althaus, M. T. M., & Bagio, V. A. . (2023). METODOLOGIAS ATIVAS: reflexões a partir de um curso de extensão. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 229–254. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1539

Edição

Seção

Relatos de Experiências