PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO

UMA ANÁLISE A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UMA OFICINA DE MATEMÁTICA NO PIBID

Autores

  • Narinha Mylena Rocha da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Cristina Rosa Universidade Federal de Sergipe
  • Kalyne Teresa Machado Universidade Federal de Sergipe
  • Nailys Melo Sena Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Denize da Silva Souza Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Formação inicial, Metodologias de ensino, Pibid, Tangram

Resumo

Um dos nu?cleos do Programa Institucional de Bolsas em Iniciac?a?o a? Doce?ncia (Pibid) vinculado a? Universidade Federal de Sergipe e? formado por licenciandos em Matema?tica no Campus Sa?o Cristo?va?o. Em uma de suas atividades, realizamos uma oficina intitulada “Da construc?a?o a? aplicac?a?o: uma proposta para o estudo de a?rea”, na qual, buscamos articular diferentes metodologias de ensino da matema?tica apresentando potencialidades de um u?nico material dida?tico na

abordagem de diferentes objetos de conhecimento. Neste artigo, objetivamos identificar as percepc?o?es de bolsistas pibidianos acerca da vive?ncia nessa pra?tica e as possi?veis implicac?o?es desta vive?ncia na formac?a?o desses futuros docentes. A ana?lise dos resultados, nos permitiu apontar duas categorias: mobilizac?a?o de bolsistas pibidianos para a doce?ncia e as potencialidades das metodologias de ensino da matema?tica. Inicialmente, apresentamos um debate sobre a formac?a?o de professores e metodologias de ensino. Em seguida, as percepc?o?es dos licenciandos a respeito de sua participac?a?o na Oficina. Tais resultados reforc?am as importantes contribuic?o?es dos programas de formac?a?o docente, como o Pibid, sendo um espac?o de aprendizagens e construc?a?o de novos saberes docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Narinha Mylena Rocha da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

Maria Cristina Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

Kalyne Teresa Machado, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

Nailys Melo Sena Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática Universidade Federal de Sergipe

Denize da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação Matemática Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2021-04-03

Como Citar

Rocha da Silva, N. M. ., Rosa, M. C. ., Machado, K. T. ., Melo Sena Santos, N. ., & da Silva Souza, D. . (2021). PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ACERCA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VIVÊNCIA EM UMA OFICINA DE MATEMÁTICA NO PIBID. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1569

Edição

Seção

Dossiê Metodologias de ensino para e de professores que ensinam matemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)