A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Giovanna Avalone Rovai Universidade de São Paulo
  • Maria de Lourdes Ramos da Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

empatia, tolerância, educação infantil, formação de professores

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo tecer reflexões atuais sobre o conceito da empatia associado ao valor da tolerância, relacionando-o com a formação de professores e o currículo, no que tange a educação infantil e o trabalho sistemático em salas de aula plurais e heterogêneas. A discussão está fundamentada à luz de teóricos como Koller (2001), Hoffman (2000), Eisenberg (1990), Damon & Colby (2015) Silva (2015); Pinheiro (2011) e Morgado (2020). Após uma síntese sobre a importância do desenvolvimento da empatia em uma sociedade cada vez mais individualista, apresenta-se um breve resumo sobre as diferentes definições do conceito, seguida de apontamentos sobre a BNCC e a BNC-Formação. Por fim, discute-se o uso do conflito em sala de aula como oportunidade pedagógica e defende-se uma visão profissional do professor de educação infantil e a necessidade de o trabalho com a empatia iniciar na primeira infância.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Avalone Rovai, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui
graduação e licenciatura em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove). Atualmente exerce a função de
professora de ensino fundamental 1 bilíngue em escola particular de São Paulo.

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado e autora de diversos livros e
artigos publicados. Especialista junto ao Conselho Estadual de Educação de SP e junto à
Comissão de avaliação do MEC.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

Avalone Rovai, G., & Ramos da Silva, M. de L. (2022). A EMPATIA E A TOLERÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28). Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1579