DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL

A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL

Autores

  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • Cleia Maria Alves Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

História Local., Currículo, Ensino de História, Consciência histórica.

Resumo

O estudo de temas relacionados ao local não é uma novidade no campo da historiografia. Porém, foi com a Escola dos Annales e com a emergência da chamada Nova História, que se fortaleceu o interesse pela História Local, a qual logo teve a adesão de outras ciências como a Sociologia, a Antropologia, a Geografia e a Economia. No campo da Educação, pesquisadores comprometidos com as práticas populares passaram a defender a inclusão de temas locais e regionais nos currículos. Este artigo tem por base uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de discutir como a História Local se tornou tema de estudos da historiografia, levando, aos poucos, os professores de História a utilizar fatos relacionados às vidas dos seus alunos e às localidades onde vivem para suscitar reflexões e despertar a consciência histórica. Além de permitir propostas de pesquisas interdisciplinares, o estudo da História Local possibilita ao aluno ver-se como sujeitos históricos e construtores do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em História (UFPB), doutorado em Educação (UFRN) e Pós-doutorado em Educação (UFF). É professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, e líder do Grupo de Estudos "Trabalho, Educação e Sociedade" (G-Tres),grupo em rede com o Histedbr, da Unicamp. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). Desenvolve pesquisas nas áreas de História e memória, Educação Profissional, formação saberes docente, história da educação, ensino de História.

Cleia Maria Alves, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em História (UFRN) e mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRN). Professora de Historia em Currais Novos-RN. 

Publicado

2023-06-11

Como Citar

das Chagas Silva Souza, F., & Alves, C. M. (2023). DO CAMPO HISTORIOGRÁFICO AO CURRÍCULO FORMAL: A HISTÓRIA LOCAL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO BRASIL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 211–228. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1606