A COMPREENSÃO DOS GRADUANDOS E DOCENTES DOS CURSOS DE SAÚDE SOBRE DISCIPLINAS QUE ABORDAM A ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Marhla Assunção Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano https://orcid.org/0000-0001-7996-6702
  • Albertino José Ferreira Neto Discente do curso de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ramon Missias-Moreira Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francis Natally de Almeida Anacleto Docente do colegiado de Educação Física, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ.
  • Karla Daniele de Sá Maciel Luz Docente do Colegiado de Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Cheila Nataly Galindo Bedor Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Profissional de Saúde; Educação; Inclusão; Pessoa com deficiência.

Resumo

Introdução: existe no mundo mais de um bilhão de Pessoas com Deficiência (PCD), no Brasil cerca de 24% da população possui alguma deficiencia. Há um avanço das leis para garantia dos direitos desses indivíduos, entretanto, o acesso aos serviços de saúde é restrito, aqueles que conseguem atendimento encontram dificuldade para ter suas necessidades plenamente atendidas. Existe uma insatisfação devido à formação limitada dos profissionais de saúde para atendimento a PCD, contudo não há consenso sobre a melhor forma de modificar esse panorama. Uma possibilidade seria inserir disciplinas específicas que abordem essa temática nas graduações em saúde. Objetivo: descrever a compreensão dos discentes e docentes dos cursos de graduação em saúde acerca de disciplinas que abordem a saúde da PCD. Metodologia: foram analisados 5 Projetos Pedagógicos de Curso de uma Universidade pública, buscando disciplinas que discutem a temática. Em seguida, alunos e docentes foram questionados sobre compreensão em relação às disciplinas encontradas e contribuições destas no processo formativo. Está pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética e pesquisa da UNIVASF sob nº do CAAE: 70590817.1.0000.5196. Resultados: foram identificadas oito disciplinas de cursos diferentes. Para docentes, a inclusão de disciplinas específicas pode ser um caminho de inclusão, mas, não garante atendimento inclusivo. Junto aos discentes, também apontaram necessidade de mais disciplinas específicas. Os discentes ressaltaram que o estágio favorecendo contato com a PCD durante a graduação, é extremamente necessário para atendimento em saúde. Conclusão: foi percebida uma mudança de estereótipos após os discentes concluírem essas disciplinas, entretanto não se sentiram preparados para atendimento desse público, demonstrando uma necessidade de mais disciplinas e vivências neste assunto.

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Biografia do Autor

Albertino José Ferreira Neto, Discente do curso de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Discente do curso de Medicina na Universidade Federal do Vale do São Francisco

Ramon Missias-Moreira, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Francis Natally de Almeida Anacleto, Docente do colegiado de Educação Física, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ.

Docente do colegiado de Educação Física, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ.

Karla Daniele de Sá Maciel Luz, Docente do Colegiado de Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente do Colegiado de Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Cheila Nataly Galindo Bedor, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Publicado

2023-07-13

Como Citar

Assunção, M., Albertino José Ferreira Neto, Ramon Missias-Moreira, Francis Natally de Almeida Anacleto, Karla Daniele de Sá Maciel Luz, & Cheila Nataly Galindo Bedor. (2023). A COMPREENSÃO DOS GRADUANDOS E DOCENTES DOS CURSOS DE SAÚDE SOBRE DISCIPLINAS QUE ABORDAM A ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 04–30. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1617