ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leila Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco / Discente
  • Roney Arrais Universidade Federal do Vale do São Francisco / Discente
  • Alda Letícia Universidade Federal do Vale do São Francisco / Discente
  • Maria de Fátima Universidade Federal do Vale do São Francisco / Discente
  • Carina Rios
  • Junnia Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco / Docente

Palavras-chave:

Orientação Profissional, grupo, ensino médio, análise do comportamento

Resumo

Atualmente, a orientação profissional é realizada nos mais variados contextos, desde os clínicos aos institucionais, e pode ser embasada por diferentes abordagens da psicologia. Considerando que intervenções com foco na orientação profissional surtem efeitos positivos na facilitação da escolha profissional, o presente trabalho consiste na realização de uma intervenção breve desse tipo em grupo e de forma remota. A partir do viés comportamental, foram realizados três encontros remotos pelo Google Meet, com o objetivo de trabalhar, respectivamente em cada encontro: (1) autoconhecimento, (2) opções profissionais e (3) tomada de decisão com dois discentes e dois egressos do ensino médio de rede pública que estavam em dúvida quanto à escolha profissional. Para avaliação dos resultados, foi utilizado o Inventário de Satisfação do Consumidor, o qual revelou que, apesar da curta duração da intervenção, os participantes conseguiram restringir melhor as suas opções profissionais e assumir uma postura mais ativa no processo de escolha profissional. Conclui-se que os ajustes para o formato remoto e encurtado da orientação profissional, apesar de algumas limitações, permitiram benefícios para os estudantes diante de sua escolha profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-12-03

Como Citar

Gomes de Souza, L. K., da Silva Arrais , R. ., de Souza Andrade, A. L. ., Souza , M. de F. ., Oliveira Rios , C. ., & Moreira , J. M. . (2022). ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMPORTAMENTAL REMOTA EM GRUPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 254–277. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1716

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)