A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA

UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE

Autores

Palavras-chave:

Habilitamentos, Processos de Atividade, Narrativas, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal realizar uma discussão acerca de teorias altissonantes na contemporaneidade que debatem acerca do aprender humano. Este debate recai sobre algumas categorias como: o engajamento do aprendiz e suas dimensões corpóreas e emocionais; as (re)atualizações criativas existentes nos processos de compartilhamento de conhecimento, que podem ser descritos como habilitamentos ou processos de atividade; a existência de comunidades de prática e de dinâmicas comunicacionais englobando estes processos de aprender; e, teoriza-se a integração do conhecimento como algo que ocorreria de forma longitudinal, de modo a alocar a narrativa como melhor maneira de o compartilhar. Estas distintas contribuições teóricas são articuladas de modo a tensionar o tempo presente, que é suscintamente descrito como um tempo de estabilização dinâmica e de proliferação de estímulos audiovisuais. Ao final do texto sugere-se a narrativa como modo de se integrar os conhecimentos no tempo presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-11-10

Como Citar

Monteiro, L. H. B. (2023). A APRENDIZAGEM HUMANA COMO ATIVIDADE MULTIFACETADA : UMA REVISÃO DA LITERATURA EM BUSCA DE UM DIÁLOGO COM O TEMPO PRESENTE. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 286–310. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1764