AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL

DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Agda Sales Escolas de Idioma Wizard by Pearson
  • Arycia Sousa Universidade Federal do Amazonas
  • Carolina Miranda Universidad de Cádiz

Palavras-chave:

Ambientes virtuais, Prática docente, Educação remota, Pandemia

Resumo

Em uma Sociedade em Rede, onde cada vez mais as relações se estabelecem mediante ambientes virtuais, a utilização destes meios para construção do conhecimento se tornou essencial. Entretanto, em meio a uma pandemia, a prática docente imergiu ao ambiente virtual como a principal via de ensino. Os objetivos dessa pesquisa foram analisar o uso das plataformas digitais pelos profissionais de educação em Manaus (em diferentes modelos de ensino público e privado); identificar as mudanças na docência em ambiente virtual, e verificar o envolvimento das instituições na capacitação e suporte aos docentes frente ao cenário pandêmico. A pesquisa teve como instrumentos utilizados a observação dirigida e o questionário. Os resultados evidenciam a necessidade de maior apoio e capacitação no ensino remoto atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agda Sales, Escolas de Idioma Wizard by Pearson

Relações Públicas formada pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Participou de projetos de extensão universitária, trabalhou na Assessoria de Comunicação e na Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFAM. Participou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e realizou intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto e Universidade de Coruña. Possui experiência nas áreas de Relações Internacionais, Comunicação Digital, Marketing e Ensino da Língua Inglesa. Atualmente é coordenadora pedagógica nas escolas de idioma Wizard by Pearson, Manaus.

Arycia Sousa, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, pós-graduanda em Docência no Ensino Superior, Pedagogia Digital e Metodologias Ativas e prática docente. Mestranda em educação na Universidade Federal do Amazonas. Possui pesquisas e extensões sobre Diversidade Étnica na Educação Infantil, Alfabetização e sobre o ensino de Matemática nas Escolas Municipais Indígenas do Amazonas, com experiência em plataformas educacionais e elaboração de material pedagógico. Atuou como voluntária no projeto de extensão “Ciências dentro fora da escola” da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal (FPCEUP), onde também concluiu a graduação. Atualmente atua como docente no centro de midias da Secretaria de Educaçao de Manaus. Educadora certificada pelo Google - nível 1. 

Carolina Miranda, Universidad de Cádiz

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense, integrante do Grupo de pesquisa Investigações Sobre Educação e Diversidades Culturais. Foi Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID: "Magistério Indígena e Escolarização Guarani Mbya". Trabalhou como alfabetizadora voluntária no Programa Governamental Brasil Alfabetizado no Colégio Indígena Estadual Karai Kuery Rendar de 2012 a 2014 na aldeia indígena Guarani Sapukai. No ano de 2014, realizou Intercambio Acadêmico na Universidade do Algarve (Faro/Portugal). Cursou mestrado na Universidade de Cádiz-Espanha, no máster universitario em: "Investigacion Educativa para el Desarrollo Profesional del Docente". Integrante do Grupo de pesquisa: "Espaços Educativos e Diversidade Cultural" (CNPq), Grupo de Investigación (HUM 230) Eduardo Benot - Universidad de Cádiz e do Programa "Escolas do Território" Universidade Federal Fluminense. Atualmente é doutoranda no programa de doutorado em Ciencias Sociales y Jurídicas na mesma Universidade. Pesquisas desenvolvidas principalmente no seguinte tema: Educação Escolar Indígena.

Publicado

2022-10-29

Como Citar

de Albuquerque Sales, A. C. ., de Melo Sousa, A. G. ., & Miranda de Oliveira, C. (2022). AMBIENTES VIRTUAIS COMO VIA EDUCACIONAL: DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(29), 04–25. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1790