DESENVOLVIMENTO INOVADOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO PÓS-MARÇO DE 2020

Authors

  • Luana Wunsch UNINTER
  • Fabiano Paes de Oliveira UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12667664

Keywords:

Inovação e Universidade, Ensino Maker, Educação Superior, Prática docente

Abstract

Desde março de 2020, com o advento da COVID-19 assolando a saúde pública no mundo e, assim, impactando diretamente as relações humanas, torna-se preciso refletir sobre qual é o papel da educação, um dos principais pilares sociais. Neste cenário, chegando a hora de um (re) pensar coletivo. Dentre as diversas linhas desta área, o presente artigo destaca a Educação Superir e tem como objetivo analisar o (novo) cenário que se pôs para a Educação Superior, percebendo quais as possibilidades, cenários e recursos que possam apoiar a a otimização das relações e do bem-estar da comunidade, logo da aprendizagem. Para isto, a partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi estruturada nas seguintes etapas de revisão sistemática de literatura em (i) repositórios de teses publicadas em três universidades nacionais; (ii) plataformas Scielo. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Scholar.Google. A análise dos dados mostrou que a abordagem maker pode ser um alicerce para que professores superem os desafios postos e, assim, o promovam o “quer ali estar”, de forma consciente das especificidades do mundo ao seu redor e vendo como que podem atuar para melhorá-lo. E nesta junção, percebeu-se que faz-se necessário inovar em aspectos como projetos em movimento, pesquisa em ação e avaliação significativa, surgindo um produto originário desta pesquisa: um desenho estrutural de eixos de organização tecnológica e pedagógica para a Educação Superior, aplicabilidade pedagógica aqui denominado DIES – Desenvolvimento Inovador na Educação Superior.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luana Wunsch, UNINTER

    Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado Profissional

    em Educação e Novas Tecnologias – UNINTER

  • Fabiano Paes de Oliveira, UNINTER

    Mestre em Educação

    Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado Profissional

    em Educação e Novas Tecnologias - UNINTER

     

Published

2023-11-10

How to Cite

WUNSCH, Luana; PAES DE OLIVEIRA, Fabiano. DESENVOLVIMENTO INOVADOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO PÓS-MARÇO DE 2020. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 311–337, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.12667664. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1845. Acesso em: 16 aug. 2025.