HERMENÊUTICAS SOBRE EDUCAÇÃO CRÍTICA E RECONHECIMENTO POLÍTICO DA SUBJETIVIDADE TRANS

Autores

  • Adelma Pimentel Universidade Federal do Pará
  • Davi Miranda Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação crítica, Reconhecimento, Transexualidade, Subjetividade

Resumo

Este escrito é um ensaio hermenêutico sobre alguns reguladores da subjetividade trans, abordando contribuições da educação crítica, da psicologia, dos conceitos de ajustamento criativo, de reconhecimento, da linguagem inclusiva e da manifestação pela arte musical de três personagens da cena brasileira. Consideramos o nome de uma pessoa no registro de nascimento, o nome artístico e a performatividade não binária como chaves de identificação subjetiva e social conexas a vivência de si mesmo. Concluímos que o autorreconhecimento e o reconhecimento social transcendem a referência heteronormativa de gêneros, “borrando” fronteiras. Ambos são marcadores da subjetividade trans que permeiam o reconhecimento da diversidade humana e do direito de ser quem se é.

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Biografia do Autor

Adelma Pimentel, Universidade Federal do Pará

Doutora em Psicologia

Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará

Davi Miranda, Universidade Federal do Pará

Mestre em Psicologia

Universidade Federal do Pará

 

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Pimentel, A. ., & Miranda, D. . (2022). HERMENÊUTICAS SOBRE EDUCAÇÃO CRÍTICA E RECONHECIMENTO POLÍTICO DA SUBJETIVIDADE TRANS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 495–521. Recuperado de https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2114